sexta-feira, 31 de julho de 2009

Album (3)

.

Casamento de Fátima e Elias

Foi no dia 29 de Junho de 1957, um sábado. O casamento realizou-se na capela da Sra. do Mosteiro. Na fotografia destaca-se a figura imponente e patriarcal do Tio Porfírio ao lado da tia Raquel. Estão as primas Jóia, Fernanda e, naturalmente, os noivos. Do lado direito a minha mãe, e eu no chão.
Duas outras pessoas, não consegui identificar, mas vim a saber em Almeida tratar-se do Tó Sousa, que transportou os noivos, e do padre Manuel, que celebrou o casamento
O Tio Porfírio tinha uma loja em Almeida que vendia tudo, era muito organizado, e anotava tudo o que gastava. Disse-me uma vez a Alcina que plantava batatas na Mangada, mas só as começava a gastar em casa, depois de ter recolhido para vender aquelas que tinha semeado.
Tanto o tio Porfírio como as primas tinham grande amizade pela nossa mãe. Nós entrávamos na casa de Almeida com muita deferência, e sabíamos que tínhamos de beijar o tio Porfírio na testa. Esta casa era, para nós, um deslumbramento, até porque tinha uma casa de banho.
O Tio Porfírio escreveu parte das suas memórias num livrinho chamado "Espelho de Bondade" que ele dedica à primeira esposa, Luísa, mãe das nossas primas. Muitas das histórias da nossa família aprendia-as eu nesse livro.

Luís

Sem comentários: