segunda-feira, 20 de julho de 2009

Tio Zeca (1)

.
Do casamento de Laura com Sebastião Pinto Teixeira nasceram além de Aida mais três filhos, o mais velho chamava-se Manuel e terá nascido apenas para alimentar as estatísticas de mortalidade infantil, elevada naqueles tempos. Os outros dois, mais novos do que Aida, eram Porfirio António e José que ficariam conhecidos na família pelo tio Toneca e pelo tio Zeca

Este tio Zeca de quem se contam picarescas histórias foi um homem com uma vida recheada. Fica registada neste blog uma dessas histórias que eu próprio recolhi da sua boca. Muita da sua vida se explica pelo facto de desde muito novo ter sido deixado entregue a si próprio; ele segurou o destino nas suas mãos, arriscava tudo numa jogada,tinha a sua própria noção de justiça. Foi rebelde, nunca se deixou subjugar, e foi sempre muito amigo da família. Adorava a irmã Aida ao ponto de ter dado o seu nome à filha.


O cavalo do carabineiro

Terá sido aí por volta de 1937 ou 1938 quando se viviam os tempos inseguros e angustiados da Guerra Civil de Espanha. Zeca, na força dos seus 20 anos, prestava serviço militar na Guarda, seria no Regimento de Infantaria 12, e numa das vindas de licença a S. Pedro foi até Espanha, mais precisamente a Alameda del Gardon. No regresso, pelo caminho mais suavizado que contorna as arripelas e leva a Nave Rodrigo, ao passar junto da ribeira espanhola, seguindo com as cautelas apropriadas para evitar um desagradável encontro, eis que vê dois carabineiros que se alongavam numa sesta para repousar na calmaria de uma tarde de Verão. A pouca distância, as duas montadas da patrulha acarravam, presas, à sombra de uma carrasqueira. Zeca aproximou-se furtivamente dos cavalos, para evitar que os carabineiros o topassem, e, com jeito de tratador, ter-lhe-á afagado as crinas e a garupa, e logo sentiu crescer dentro dele uma súbita e incontrolada tentação: um daqueles cavalos iria acompanha-lo até S. Pedro. Desfeito com facilidade o nó que prendia ao galho, segura a rédea e muito suavemente conduz o cavalo obediente, primeiro muito devagarinho pelo leito da ribeira para não deixar as marcas das ferraduras, depois já mais depressa a caminho da fronteira de Nave Rodrigo.

Não arriscou entrar na aldeia com o saque, procurou evitar encontros desagradáveis, atravessou a folha afastado dos caminhos e foi soltar o cavalo no Prado da Fonte, ali no caminho de Malavado, passada a vinha que é hoje do António Balhessa, que ele conhecia bem, pois por essa altura era pertença da sua mãe Laura. E logo ali congeminou o plano para o dia seguinte.

Levantou-se muito cedo, levou o cavalo para a feira da Lageosa do Mondego – como ele sabia dessa feira eu não sei, mas certo é que terá cavalgado umas boas 12 léguas para lá chegar, uma valente jornada, mesmo em cima de um bom cavalo. Mas estava bem longe do local do “crime” e era isso que o sossegava. Na feira apresentou o cavalo a uns ciganos que muito desdenharam da besta, que parecia ser velha e doente, de donde a trazes, perguntam-lhe, e Zeca já traz a resposta arrumada na cabeça, que os pais vão para o Brasil, estão a desfazer-se de tudo, com muita pena sua tem de vender o cavalo. E lá arrumaram o negócio, teria sido coisa aí para umas dez ou quinze notas, dinheiro grosso para o mancebo que logo dali se foi, caminho do Tintinolho até à Guarda, ansioso por gastar algum dele na Rua do Poço do Gado, onde os rapazes desse tempo embarcavam em viagens por prazeres proibidos.

Já não sei ao certo se terá ido dali para o quartel; mas é pouco tempo depois, já outra vez em S. Pedro, no sossego de uma noite quando estando ele a namorar numa casa da Praça, se não me engano ali onde o Alfeu tinha a oficina de sapateiro, que um grupo de soldados armados o procura e levam para o regimento da Guarda, sob voz de prisão. Pobre Zeca, vai pagar cara a ousadia! O oficial de dia já sabia que ele tinha estado na Lageosa a vender um cavalo a uns ciganos. Ele não podia negar a evidência, estava na disposição de confessar, fosse o que Deus quisesse... Mas, afinal, para grande surpresa sua, estava ilibado e livre! O oficial conta-lhe então que tinha havido uma rixa na feira da Lageosa, um homem aparecera esfaqueado e morto, ele tinha sido reconhecido na feira e apontado como suspeito, mas já estava tudo esclarecido, tinham apanhado o verdadeiro culpado.

E sabes que mais, Zeca – remata o capitão – o cavalo que tu vendeste aos ciganos vieram eles vendê-lo ao quartel. Que belo animal, vê lá se arranjas outros no sítio onde arranjaste este!

Luís

Sem comentários: