quinta-feira, 23 de julho de 2009

A Casa da Varanda (2)

.
A Casa da Varanda não foi apenas a casa onde nascemos e vivemos os primeiros anos das nossas vidas. Foi no período em que vivemos naquela casa, mais do que em qualquer outro, que adquirimos as características mais marcantes que, positiva ou negativamente, ainda hoje nos distinguem .
Da parte Queirós herdámos a teimosia, o desleixo, a seriedade e alguma capacidade de raciocínio.
Com a nossa mãe fomo-nos habituando a conviver com alguma subtileza e com alguns preceitos de civilidade, não muito usuais no meio em vivíamos.
Mas o respeito com que hoje somos tratados quando nos apresentamos como filhos do ti Zé Queirós e da ti Aida, será, porventura, o maior legado que deles recebemos É como se tivesse transitado para nós o respeito com que, em regra, foram sempre tratados, não obstante a modéstia dos lugares que ocuparam na sociedade.
Tanto o nosso pai como a nossa mãe procuraram sempre cultivar aquela regra: “Dá-te ao respeito se queres ser respeitado” .E disso ficou-nos qualquer coisa.
Hoje, é com uma certa vaidade que qualquer um de nós se identifica, na Guarda ou em S. Pedro, como filho do ti Zé Queirós e da ti Aida.

Armando

1 comentário:

AT disse...

Fico feliz por verificar a existência deste Blog.
Mais feliz ainda por me identificar com ele.
É realmente uma família onde impera a honestidade, a educação, a humildade e o espírito de entrega.
Sinto-me honrada por ser aquela a quem um dia o Pai deu o nome de Aida em homenagem à irmã de que tanto gostava.
Eu também sou Aida Teixeira