quinta-feira, 13 de agosto de 2009

almoços familiares

.


No final de Dezembro de 1990, com o desaparecimento de José Quseirós, Pai, Avô, Sogro... todos sentimos mais a falta de convívio em família e alguém pensou numa forma de nos juntarmos ...e assim, logo nesse ano, surgiu a iniciativa de organizar encontros da família Queirós de uma forma regular .

Eram os almoços familiares.

Umas vezes em S. Pedro do Rio Seco, outras vezes em Lisboa e até, algumas vezes, a meio do caminho entre estes pontos de referência da família ...
Cada ano ia sendo organizado de forma rotativa por um dos netos de Francisco e Cândida Queirós... Muitos já foram os almoços que foram organizados pelo Luís, António, Norberto, Armando, Carlos, Luísa e Amílcar... E um deles até foi organizado pelo Tio Luís e pela Tia Alice.

Recordamos alguns:

Em 1995 ... Em S. Pedro do Rio Seco
Em 1997 ... Em Folgosinho
Em 1999... Em Almeida
Em 2002 ... Em S. Pedro do Rio Seco
Em 2004 ... Na Chamusca


Estes almoços, para além do convívio sempre importante numa família que se preze, também se juntou algo de lúdico e didáctico, jogos, apresentações, brochuras, etc.. . sobre as origens e as características desta família e também dos costumes da sua terra.

Numa família em que o número de homens supera em muito a presença feminina, muita falta fez a mãe, tia, avó, cunhada, a amiga Aida, para os unir. Mas, estou certa, o sentido de família que ela deixou aos filhos é um dos motores destes encontros que toda a família gosta.

Mas como a família se tornou numa família muito ocupada, infelizmente, estes almoços não têm sido feitos todos ao anos. Mas esta homenagem à Mãe vem, de alguma forma, recuperar o sentido desses almoços e colmatar a sua falta.


Paula

Sem comentários: