segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Amigos do coração

.
Quando o Álvaro Carvalho me conheceu, no Liceu da Guarda, eu deveria ter a idade mostrada nesta fotografia, onde se prova que eu fiz parte da Mocidade Portuguesa, enfim o passado não se renega. O Álvaro é um amigo, um grande médico e um grande homem. Por ser da Mata de Lobos, terra da origem materna de Aida, o seu depoimento ainda tem mais valor.

Luís:
As circunstâncias da vida pregam-nos partidas. Como a de hoje: estou a voar sobre o Atlântico, a caminho de um País da América Latina, amarrado a um compromisso familiar, selado há algum tempo. É esta a ponderosa razão que justifica a minha ausência à cerimónia que promoveste para esta data, e que tem tanto de sentida como de bela. Tu e outros amigos aí presentes, sabem o quanto gostaria de estar contigo nesta hora, de homenagem à “ti Aida” que, se me permites, torno extensível às mães em geral.
Eu, que ainda tenho a minha com vida, mesmo que no ocaso e em notório sofrimento, estou, mais do que nunca, em posição favorável para compreender o significado e o alcance de um gesto destes, numa época em que o que se vislumbra à nossa volta é desprendimento, futilidade, hipocrisia e a corrida desenfreada por interesses vários. Com a agravante de que, os paladinos desta cultura, apesar de vazios de ideias e de sentimentos, entram em muitas cenas e ocupam quase todos os palcos.
Já li e reli, algumas vezes, o texto / convocatória que enviaste aos amigos em 28 de Julho, com o título “Aida e José”. Vou-te confidenciar, sem receio de que me chames piegas, que me comovo sempre que o faço. É um documento que tem tanto de curto como de profundo e de sentido, que retrata uma família exemplar, imagino que construída a ferro e fogo naquele terreno social hostil. Aliás, estou em boas condições para compreender a problemática e corajosa união dos teus pais porque, já na década de 60, passei por uma experiência semelhante, que gerou um choque familiar e social indescritível.
S. Pedro do Rio Seco e Mata de Lobos estão agora ligados por boas estradas, que os velozes carros percorrem em apenas alguns minutos. Há décadas, este trajecto demorava um dia, mesmo com o auxílio de um forte e esforçado burro. Foi assim, seguramente que, por caminhos e atalhos, o “Avô Moutinho” deixou a Mata, onde tinha as suas raízes, para se fixar definitivamente em S. Pedro. Estou certo que alguns anos passados olhou para trás e terá achado que teria valido a pena este salto gigante, para a época, apesar das inúmeras dificuldades. Eu, que conheço a personalidade, o carácter e a honradez da descendência que deixou, corroboro plenamente esta visão.
Faço-te um apelo sincero: continua a escrever, pois precisamos que perdurem testemunhos e experiências de vida de pessoas humanas e solidárias como tu. Além disso, textos como o que hoje nos irmana são ternos, genuínos, e têm um fino recorte literário. A lágrima no canto do olho deste lamechas foi substituída por um riso, franco e aberto, quando tropeçou no perfil enigmático dos “Queiroses”: filósofos, ensimesmados, pensadores, inadaptados, sempre com os atacadores dos sapatos desapertados… Que auto-retrato fiel e bonito! O outro Queirós, o grande Eça, não desdenharia de o fazer.
Sinto-me honrado por ter um amigo assim: inteligente, solidário, empreendedor e amigo do seu amigo. É certo que já perdeste alguma irreverência, que te ficava bem, mas, em troca, adquiriste maturidade, que aliaste à arte para transmitir bem os teus “estados de alma”. E, já agora, aceita um humilde conselho: contínua com os atacadores desapertados. Afinal, se alguma vez te enredaste neles, o desequilíbrio foi momentâneo, sem interferir na tua marcha segura e firme.
Nesta hora de festa, de camaradagem e de emoções fortes, aceita um grande abraço que é extensível aos teus irmãos (recordo tantas vezes cenas partilhadas com o António !) e aos amigos presentes.

Álvaro

Sem comentários: