segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Album(4)

.

Uma Escola cheia de alunos

No dia 6 de Junho de 1955 foi tirada esta fotografia na escola primária de S. Pedro.
Pelas minhas contas eu deveria estar a terminar a terceira classe. A professora seria uma tal D. Eduarda que sucedeu a uma D. Eugénia, quem por sua vez tinha vindo substituir a D. Lia, ia o ano da minha segunda classe aí a meio. Certamente que nesse dia a professora terá avisado os alunos sobre a sessão fotográfica. Só assim se compreende que esteja tudo tão arranjado; as meninas à frente, impecáveis, quase todas de branco e laçarote no cabelo, fazem um belo ramalhete.

Nesta fotografia eu consigo identificar nada menos que 50 caras embora já não as possa reconhecer a todas. Na frente, inconfundível, a Toninha da ti Céu Morgado; lá está o “Tides”, o Amândio, o Amílcar, o “Tó Bago”, o Zé Rocha na extrema esquerda. O Orlando parece-me que também consigo distingui-lo um pouco escondido do lado esquerdo. E ainda me parece reconhecer lá atrás o João da Fonseca Ramos, que pouco tempo depois, com grande pesar nosso, partiria deste mundo.
Nesta altura, o nosso pai já tinha regressado de África, e Aida estava a iniciar a terceira etape da sua vida, na Guarda.

Luís

Sem comentários: